8.4.11

Gays, Negros, Héteros, Brancos...Tomem muito cuidado!


Primeiramente gostaria de dizer que este título não é em tom de ameaças (apesar de parecer), mas em tom de alerta.

Recentemente criou-se uma polêmica muito grande sobre as declarações do Deputado Jair Bolsonaro, no programa CQC. Li muita coisa sobre o assunto, mas infelizmente não li nada que realmente vá ao fundo do problema. Calma! Não estou dizendo que minha opinião é melhor do que a de ninguém, mas acredito que no mínimo seja diferente das demais.

Pra começar, vamos nos fazer
uma pergunta: O que a Preta Gil entende de ser negra? Pelo que eu sei o papai dela bancou a entrada dela ou chegada de pára-quedas na televisão. Acredito que ela não teve que sofrer preconceitos em uma entrevista de emprego para ser vendedora de shopping, por exemplo. Muito menos conviver com a realidade das favelas. Então pra concluir este primeiro raciocínio, o que ela fala ou pergunta ou até mesmo pelo que ela se ofende, temos que pensar duas vezes se não estamos diante de um pessoa que apenas quer aparecer.

Acho que ficou claro que o Bolsonaro não entendeu a pergunta, mas mesmo assim, se saiu mal, dizendo que achou que a pergunta era sobre gays, chamando os mesmos de promíscuos. Na sociedade do politicamente correto, mandou muito mal. Mas a minha pergunta, até ingênua seria: até que ponto vale a liberdade de expressão? A liberdade de expressão é dada apenas aqueles que achamos que vai falar algo que todos concordam?

Certo ou errado, acho que foi uma forma de expressão e não podemos tirar isso de ninguém. Acho que enquanto não for apologia a violência, então não podemos fazer nada sobre isso. Mas peço calma de novo e que continuem a ler o texto antes de se revoltarem, convido-os agora a entender o porque de tudo isso.

Alguém já parou pra pensar que uma das estratégias de guerra é dividir pra conquistar? Mas ainda não é a hora de explicar esta frase. Será que não percebem que com leis criadas sobre negros e sobre gays estão isolando ainda mais estas pessoas da sociedade? O que temos que entender é que toda forma de preconceito deve ser punida, mas antes deve ser prevenida. O preconceito contra os negros não é pior nem melhor do que contra gays, que não é melhor nem pior do que o preconceito contra gordos, magros e pobres, e por aí vai...

Estou dizendo isso, porque um deputado ex BBB quer criar uma lei para que seja punido severamente o preconceito contra os gays. E será que não existe nenhum gay que tenha preconceito contra pobre? E aí? Qual a punição? Não existem gays que tem preconceito contra gordos? E aí, qual a punição?

Infelizmente não aprendemos a conviver em sociedade e respeitar as diferenças dos nossos semelhantes. Talvez por este motivo aconteçam os famosos bullyngs e por causa desses bullyngs, acontecem violências extremas, danos psicológicos irreversíveis aos que sofrem tal ato.

Ora, então resolvemos o problema, vamos fazer a reforma da educação, exigir que nossos filhos se socializem mais, aprendam a respeitar os outros indivíduos da sociedade independente das diferenças. Não simplesmente ir a escola pra passar em matemática em português e crescer um verdadeiro ogro por dentro. Não simplesmente achar que o dever esta cumprido, pois o aluno passou de ano.
Parece fácil né? Mas não é! Sabem por que? Porque os governantes não querem.

Não, não é teoria da conspiração, peço novamente que tenham calma. Voltando a frase que citei a cima (estratégia de guerra é dividir pra conquistar) encontramos o ponto chave da situação. Querem nos dividir! Mas por que?

Com tantas leis, de branco não pode dizer isso ou aquilo, o gays não podem ser insultados e etc, está se criando uma divisão, um ódio mútuo, um isolamento. Os negros são isolados dos brancos quando criam cota na universidade, porque é mais fácil do que dar educação. O branco por sua vez se sente prejudicado pois perdeu uma vaga que estava concorrendo, quando na realidade independente de ser negro ou branco o pobre em geral não teve acesso a educação.

Vemos na televisão nas novelas, ricos que odeiam pobres, e isso cria um sentimento inverso do pobre que odeia o rico. Quando um assaltante vai praticar o ato, ele assalta quem tem mais condição do que ele, muitos com prazer de estar se vingando do que eles passaram na vida e o assaltado não.

Então compreendam, estamos sendo divididos, ricos dos pobres, negros dos brancos, gays dos héteros, gordos dos magros, introvertidos dos extrovertidos e daria pra escrever um livro falando apenas dos tipos de preconceitos existentes em nossa sociedade.

Mas porque estão fazendo isso? Lembrem, dividir pra conquistar. Divididos não nos unimos, não lutamos por um ideal. O ideal do negro é ser melhor do que o branco, o do gay é ser tratado como se fosse hétero, o do gordo é perder peso pra não ser humilhado constantemente pela moda que é imposta pela mídia.

Se estivéssemos unidos por um ideal, lutaríamos pra que todos vivessem em harmonia aceitando as diferenças de cada um, e logo chegaríamos a conclusão que o tipo de sistema que vivemos teria que ser mudado pra alcançar tal objetivo, logo estaríamos lutando contra os que estão no poder, exigindo um mundo mais justo, e mais honesto para todos. Um mundo sem fome, sem violência, sem exclusão social.

Portanto, pensem nisso amigos, não vão adiantar punições para um e para outros. Temos que exigir que nossos filhos recebam uma educação melhor do que a que recebemos e pensar que todo esse preconceito é culpa nossa. Que somos preconceituosos e não temos coragem de admitir. Porque queremos ser politicamente corretos. Mas tanta ignorância que temos por dentro é refletida em nossos filhos. Lutem, criem leis sim, mas para todos. Unam-se por um objetivo, esqueçam as diferenças e entendam que a luta é contra o sistema e não contra nós mesmos.

Abraços!

5 comentários:

  1. Desta vez concordo com você plenamente, Thiago!
    Fugindo um pouco da nossa "discussão" no último post, o qual deixarei em aberto pois não chegaremos a um senso comum e já expus minha visão, acredito que o ponto que você tocou aqui é justamente o que considero correto.

    Em primeiro lugar, acredito que o Bolsonaro, por mais estúpido e idiota que seja, se enganou com a pergunta sim. Vi o programa no dia que passou e realmente não tinha como ele responder aquela pergunta da forma como respondeu, mas mesmo assim, nada o isenta do preconceito contra gays. A diferença é que contra gays é só uma opinião e, se fosse contra negros, ele poderia ser punido pelo rigor da lei.

    Independente disso, acho que ele está errado, seja qual for o seu preconceito, e acho errado qualquer preconceito. E concordo com você também no que tange o preconceito ao pobre. E este é o que mais existe no Brasil, infelizmente. É difícil encontrar alguém que tenha preconceito contra um negro rico, mas contra um negro pobre, existe muito.

    Outro dia estava vendo um programa da MTV com o Marcelo Adnet e ele usava uma camisa "17% negro". E não é que é isso que somos? Somos todos, nem que seja 1%, negros, índios, brancos, amarelos, pardos, etc.

    Acho que temos que nos unir, brancos e negros, homo e heterossexuais, gordos e magros, bonitos e feios, por um país que se torne uma nação, governado por esta e para esta, e não por poucos que querem impor sua vontade. Leis de afirmação ajudam a garantir direitos a alguns, mas distanciam cada vez mais os indivíduos de classe, cor ou opção sexual diferentes, quando se todos fossem realmente tratados igualmente perante as leis já existentes e houvesse uma educação de qualidade, leis de afirmação não seria necessárias.

    O que falta é amor ao próximo!

    ResponderExcluir
  2. Só tenho a escrever depois, das palestras de Thiago Povoa e Vinicius Sombra, "That´s all folks!" Caramba!! escrevi em inglês! E tem o tal xenofobismo, que vem passando sorrateiro lá no final da quilométrica fila de preconceitos da sociedade tupiniquim...sorry, caramba! não é que o estrangeirismo pintou de novo, melhor ficar por aqui...desculpem e sucesso!!

    Memento mori et Carpe diem! ( Ah! essa é mais forte que eu!!)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom ponto de vista. Só gostaria de acrescentar o seguinte:

    Educação é fundamental, certamente teríamos uma sociedade muito mais respeitosa com os seus. Sobre isso não há dúvida.
    No entanto, o respeito às diferenças é uma qualidade moral, e não técnica. E não é fácil ensinar moral na escola, no pouco tempo em que o aluno passa lá. A família é a principal responsável pela formação moral de seus filhos, e temos várias famílias completamente relapsas nesse sentido. O que podemos fazer neste caso? Tirar a guarda desses pais sobre seus filhos? Este é um problema bem mais complicado de resolver, talvez nem haja outra solução que não o tempo.

    ResponderExcluir
  5. Tem três coisas que eu odeio nessa vida: uma é o preconceito, a outra e a pobreza e a outra é a viadagem!!!! Rssssssss

    ResponderExcluir