7.4.11

Tragédia na escola Tasso da Silveira! Quem são os culpados?

 Infelizmente uma notícia que ninguém quer ler ou ouvir. É triste ver crianças morrerem, principalmente de forma brutal. Agora, ver a entrevista coletiva de Sérgio Cabral e Eduardo Paes(Grandes Marketeiros, mas isso é assunto pra outro post), realmente é desesperador.

É desesperador, ouvir um governador chamar o sujeito que cometeu tal crime, de psicopata. Bom, muitos devem concordar com ele, mas não vamos nos deixar levar pelas aparências e raciocinar um pouco, porque faz bem.

Se tivesse acontecido com um familiar ou conhecido meu, talvez eu pensasse que o atirador é um psicopata e pronto, e claro as pessoas tem o direito de pensar assim. Mas o papel do estado(quando digo estado, também estou englobando o município) é exatamente ser neutro, e assumir a responsabilidade dos fatos.

Não sei qual o motivo exato para esta pessoa cometer tal atrocidade, mas será que se tivéssemos uma educação a nível da que merecemos e uma segurança séria, isso teria ocorrido? Se este ser humano, é doente mental, ele não deveria ter sido tratado? Não seria dever da escola identificar tal distúrbio? Vamos dizer que ele ficou doente já adulto, não seria papel do estado oferecer suporte psicológico a uma pessoa como esta? Mas ainda sim, vamos dizer que ele estava drogado e cometeu tal ato, não seria dever do estado, cuidar de seus filhos , dar educação, segurança, saúde e dignidade, neutralizando ao máximo o número de usuários de drogas?

Enfim, sei que muitos vão pensar que o atirador simplesmente é mal ou perverso. Mas convido vocês leitores novamente a fazer um breve raciocínio. Quem é mais psicopata? O cara que matou treze crianças, ou o estado, que mata crianças e adultos todos os dias? Meu Deus, que absurdo eles não mataram ninguém, vão dizer, mas eu digo que sim. Todos os dias morrem pessoas em hospitais, com dengue, falsa virose, entre outros. Todos os dias morrem baleados pelo tráfico entre outros. Tudo porque nossos governantes, desviam verbas da educação, da saúde, da socialização, para benefício próprio. Então a pergunta que fica é esta: Quem é mais psicopata o que matou treze ou o os que matam milhares?

Então pensem antes de se revoltarem com um João ninguém que cometeu um ato cruel, pensem nas pessoas de boa família e de "excelente educação" que agem em beneficio próprio, e deixam "seus filhos" morrerem dia após dia.

pensem....

5 comentários:

  1. Bem, é difícil expressar a minha surpresa e consternação perante tal fato. Crianças inocentes sendo assassinadas sem nenhum motivo e dentro de uma escola. Na verdade, que motivo poderia-se ter para matar crianças onde quer que seja? Acho que é impossível pensar em algum.

    Concordo com você quando diz que é preciso que o Estado cuide melhor de seus filhos. Realmente a educação pública é de péssima qualidade, a saúde nem se fala e a corrupção é realmente um assassino em massa muito mais perigoso que cem "Wellingtons Menezes", porém acredito sim que este jovem que cometeu tal barbaridade na manhã desta quinta-feira tinha transtornos psicológicos. Não creio ser possível outra explicação.

    Ok, você vai dizer que o Estado deveria ter previsto isso e tratado ele, mas como? Ok, ele teve acesso a arma de fogo, mas mesmo que houvesse leis mais rigorosas e maior fiscalização, não seria impossível que ele conseguisse tal arma e munição. Uma pessoa determinada a fazer algo deste tipo, infelizmente fará!

    Diga-me, você considera que a educação nos EUA é de qualidade, correto? A segurança é exemplar, não é? A saúde então é top, estou errado? E mesmo assim é o país onde mais ocorre este tipo de crime, e o pior, com armas compradas legalmente.

    Claro que em uma sociedade onde se tem menor desigualdade, e mais oportunidade é mais difícil de ocorrer fatos deste tipo, mas é em países com altos índices de IDH que este tipo de crime acontece com maior frequência. Há casos nos EUA, Alemanha, Canadá, Finlândia, Bélgica e até mesmo no Japão.

    Me desculpe, mas neste caso isolado não acho que a culpa desta barbárie é do Estado. O Estado tem sim seus problemas, seus erros (que são muitos e imperdoáveis), é perverso muitas vezes, corrupto, etc., mas quem cometeu este crime foi o rapaz Wellington, em sã consiência ou não (e eu quero crer que não tinha mais consciência do que fazia).

    ResponderExcluir
  2. Compreendo seu argumento Sombra, mas só pra que fique claro que não acho EUA exemplo de nada, sinceramente. Muito pelo contrário, acho que principalmente em segurança são apenas dados maqueados, da mesma forma que fazem aqui com as UPPs. Aliás a teoria de que a criminalidade em Nova York diminuiu, é a mesma que está sendo aplicada no RJ. Puro marketing pra não prejudicar o turismo. Aliás de marketing o governador e o prefeito entendem bem, já reparou que estão presentes em todos os acontecimentos? Até em escola de samba o prefeito saiu. Claro um direito dele, mas se eles usassem o esforço que fazem para aparecer em coisas úteis, teríamos um Rj menos pior do que é. Sobre o fato de acontecer em outros países, eu concordo, fatalidades acontecem. Mas para tudo tem um motivo. Não podemos considerar um fato isolado até que se torne maior, e sim tratar do problema antes que ele aconteça. Nos EUA é muito fácil de explicar tais fatos, porque é um país que é preconceito puro. Preconceito contra gordo, magro, asiatico, latino, negro e etc... O que leva o cidadão que já tem um transtorno psicológico a se isolar e cometer tais brutalidades. Em outros países não é diferente, apesar da educação de boa qualidade o preconceito ainda é um problema da sociedade global. Hoje falam tanto de bullyng, e percebmos que aquelas brincadeiras de criança tem consequências graves na sociedade. Como eu disse, cabe a escola identificar o que esta de fato acontecendo com cada aluno e não simplesmente achar que ensinando as ciências exatas a obrigação está cumprida. Um ensino mais voltado para o respeito com os demais membros da sociedade, faria bastante efeito. Enfim o assunto é complexo, e respeito muito, de coração sua opinião. Só realmente acho que se aconteceu aqui e ali, mesmo não sendo em um mesmo páis, então não temos um caso isolado. Temos um padrão e quando for decifrado e realmente tratado da forma adequada tal padrão, é possível que tenhamos um problema resolvido.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Promoção "Seja você o Michael Moore brasilero e faça a continuação de Tiros em Columbine, vem aí TIROS EM REALENGO..." Já que o Brasil gosta de trazer tudo que existe de pior dos EUA estava faltando só isso, tomara que a moda não pegue! Como já dizia o Rammstein "WE'RE ALL LIVING IN AMERICA, AMERICA IT'S WUNDERBAR..."

    ResponderExcluir
  4. Situação "?"


    Como chamamos os pais que têm seus filhos mortos como tiveram os dos alunos da Escola Municipal em Realengo?
    Como ficarão as famílias, após as perdas?
    A morte do matador é a devida punição ou de certa forma uma libertação irrevogável?
    Quem é o maior culpado?
    Governo?
    Os pais?
    Os alunos?
    Os professores?
    O sistema?
    O poder paralelo?
    As milícias?
    A polícia?
    As forças armadas?
    A Nasa?
    Deus?!
    Situação inenarrável, inimaginável, tão sem jeito, tão sem nome, tão..."?"

    "Quem ainda é apaixonado pela vida?!" (Martha Medeiros - texto Árvore - Jornal O Globo)

    Memento mori et Carpe diem!

    ResponderExcluir