18.2.11

O preço absurdo de uma camisa de futebol

imagem retirada do site: http://www.sofutebolbrasil.com
Olá amigos que acompanham o blog santta ignorância. Demorei um pouco escolhendo o assunto de hoje, mas a minha indignação, já vem de muito tempo. A pergunta que faço para iniciar este post é: Por que uma camisa de um clube de futebol, custa tão caro?

Sim, eu sei que em um sistema capitalista isso já é de se esperar (nem vou entrar neste mérito), mas acredito piamente que ao adquirir este pedaço de pano, as pessoas (torcedores), não se questionam o porque do preço tão alto.

Vamos raciocinar: É um pedaço de pano como qualquer outro, e que ainda por cima vem estampado com vários patrocinadores. Não seria então ao contrário? Quando eu vou fazer propaganda de alguma empresa ou produto, a empresa não tem que me pagar para que eu então divulgue a marca ? Por que neste caso é diferente?

Alguém já viu a globo pagando ao banco BMG, por exemplo, para que ele faça o anúncio em sua grade?

Então por que pagamos tão
caro para fazer estes anúncios? Somos fanáticos pelo clube e não pelas empresas que o patrocinam. Aliás tantos patrocínios deveriam baratear o custo da camisa ao torcedor.
Agora para completar, eles mudam o uniforme de quatro em quatro meses, para que aquele que você comprou com tanto sacrifício, se torne em poucos meses, uma antiguidade, para que você torcedor, fique fora de "moda". Sim, moda! Você mesmo, torcedor que se acha machão, vai ao estádio para brigar, você quando compra o uniforme de seu clube, você está na moda.

Para ilustrar o que eu digo, vamos pegar o exemplo do Heliópolis Atlético Clube do Rio de Janeiro. Este grande time, nem sequer disputa atualmente alguma divisão estadual, entretanto o preço de sua camisa custa R$ 99,90, e de brinde você ainda ganha o sensacional anúncio da CASA DO BISCOITO (nada contra a empresa). Agora eu pergunto: noventa e nove reais e noventa centavos, a camisa do Heliópolis?

Enfim, acredito que todos deviam comprar uma camisa neutra e bordar o escudo de seu clube nela. Assim não encheríamos os cofres, que serão roubados, pelos ladrões que administram nossos clubes e ainda se dizem apaixonados. Infelizmente, sei que será em vão qualquer campanha contra tal ROUBO.

Nossos queridos clubes, aproveitam-se de nossa paixão para saquear nossos bolsos, com a desculpa de que estamos ajudando o clube. Nesta sociedade, os que podem pagar sustentam comércio, e o que não podem, também sustentam, pois são apaixonados, ou malucos suficientes, para deixar de investir em algo mais útil, sua carreira, sua alimentação, educação, entre outros, para simplesmente se deixar assaltar. Mas se um morador de rua, pedir, R$ 1,00 para comer, o mesmo sujeito julga aquele como malandro, ladrão, acomodado, entre outros termos muito mais agressivos.

Conclusão, os clubes deveriam dar a cada um de se seus torcedores, uma camisa do seu time de coração, mostrando a gratidão, por aquele apaixonado, largar a esposa, filhos, namorada, e muitas vezes deixar de se alimentar direito, para se espremer em um estádio, em um calor de 40º, apoiando seu time na alegria e na tristeza, nas vitórias ou nas derrotas...

Pensem nisso!

7 comentários:

  1. Fala, Thiago! Bem pertinente o tema na época q o flamengo vai trocar de camisa heheh Ocorre que a questão de preço não necessariamente sr liga a questão do capitalismo (por increça que parível). Em qquer economia desenvolvida as mercadorias possuem um preço expresso em moeda, que depende de muitos fatores como por exemplo a qtdd de moeda circulante. No caso a gente pode deixar o conceito de preço um pouco de lado e trabalhar com o conceito de valor. Pq uma camisa de futebol vale tanto? Pq o tempo médio de produção de uma camisa de futebol é relativamente alto. O heliopolis deve contratar uma fabrica que não tem a mesma produção da olympikus, e o tempo de produção da camisa deve ser bem alto. Ou seja, se uma camisa do fla fosse produzida nessa fabrica (provavelmente o material dela eh melhor) valeria cinco vezes mais, p exemplo. O vestuário em geral virou um artigo caro. Antigamente um tênis de 200 reais era caro, hj é barato. O poder aquisitivo aumentou e produtos que antes eram de classes altas foram banalizados, o q gerou a necessidade de se produzir artigos mais elaborados e, consequentemente mais caros. Acho q hj existem mtas opções pra quem não quer comprar uma camisa oficial e justamente por isso os clubes optam por produzir artigos mais caros.. Eu voto no sentido de comprar a camisa nova oficial q vai sair, acho q vai ser bonita. Não acho q esse tipo de protesto (não comprar a camisa) va mudar alguma coisa! Mas cada um com seu cada qual heheh

    ResponderExcluir
  2. Certamente o valor de troca de uma mercadoria não é determinado pelo capitalismo, mas o capitalismo influencia sim no preço, que orbita em torno do valor. Primeiro porque o capitalismo é a sociedade das mercadorias, ou melhor, da produção de mercadorias, em outro tipo de sociedade talvez a camisa de um time de futebol não fosse mercadoria, mas, evidentemente, não é isso que estou querendo apontar como elemento decisivo da minha discordância. O elemento decisivo é o seguinte: o preço orbita em torno do valor - que é o tempo médio socialmente necessário para produção - mas não necessariamente é igual a ele. O valor é como uma âncora do preço. Outros fatores podem contribuir para o aumento ou diminuição do "preço" - não do valor - como inflação - mais moeda do que mercadorias numa determinada região - oferta e demanda (que em alguma escala influencia o processo, ainda que não decisiva) e, na sociedade das mercadorias, o fetichismo da mercadoria, ou seja, a capacidade mágica ideologicamente criada no inconsciente coletivo de que teria a mercadoria valor em sim, descolado do tempo de trabalho.

    Não estou querendo dizer com isso que o valor da camisa é totalmente diferente do preço, mas podemos dizer que o fetichismo contribui para que esse exorbite um pouco aquele. O que, em certa medida, torna justo a indignação do Thiago com o "pedaço de pano", hehehe.

    ResponderExcluir
  3. O tema atual, é um grande convite a busca da razão das coisas. Só se voltando para a aquestão sem paixão, é que se pode dizer alguma coisa a respeito. Na nossa parca opinião, posui três faces a qusetão. 1.ª face:o valor do bem, pelo bem que busca externar, e a que se destina como bem maior. 2.ª face:a ajuda velada ao clube, arraigada de paixão de quem torce, e neste particular, se houver desvio de finalidade da verba, esse é um problema de quem dirige o clube. Passa a ser uma questão de Poícia ou Justiça diretamente.Mas, essas faces deságuam, em outra grande qusetão de caráter social, que também possui 2.ª faces,que, para complexar, se apresenta em via dupla, nos levando a uma das grandes parábolas do Mestre dos Mestres (Jesus): "Não há rico que não possa pedir, e nem pobre que não possa dar". No caso em análise, é o mesmo que dizer, mesmo sendo rico, seus concernentes problemas, lhe conduzem ao refúgio, e dentre esses, o futebol é um dos que pela vontadde de ser vencedor, faz-se de tudo para atender o ego. De Outro lado, mesmo na condiçao de pobre, fazemos também o possível, para buscar refúgios aos concernentes probelas de nosas estirpe social. Daí estaremos sempre se refiugiando de alguma coisa, para nos encontrar, na razão de nós mesmos. Tudo passa a ser válido, desde que seja lícito. Pior feito, são dos que se refugiam para extravasar e caminham nos ilícitos.

    ResponderExcluir
  4. É por isso que só compro camisas de time quando elas vão para promoção tipo: Estamos na temporada 2011, a camisa 2009 tá em promoção daí eu compro, salvo for uma camisa de edição especial mas, é muito salgado mesmo,é brincar com a paixão do torcedor. Seria interessante postar sobre o preço dos ingressos também.

    ResponderExcluir
  5. A camisa ainda por cima é falsa. Nunca existiu esse modelo de camisa do Heliópolis.

    ResponderExcluir
  6. O verdadeiro modelo pode ser visto aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Heli%C3%B3polis_reunido.JPG
    A Casa do Biscoito nunca patrocinou o Heliópolis e nunca também existiu esse design. A camisa é completamente falsa, além de caríssima.

    ResponderExcluir
  7. Olá Vania! A critica foi feita em geral ao preço das camisas, não especificamente ao Heliópolis. Sobre o modelo ser falso, a imagem foi retira do site sófutebol, que são especializados na venda de uniformes. Segue o link: http://www.sofutebolbrasil.com/ch/cat/227/0/MaisRecente/Decrescente/20/1/0/0/.aspx

    Abraços e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir